Voz
iniciativa 2 programação para a animação cultural urbana
5 Municípios 5 Culturas 5 Sentidos.
  • iniciativa
  • s. pedro do sul
  • lousã
  • águeda
Projeto | 5 Municípios
Voz
Fevereiro 2020

“Cinco sopros para uma paisagem” estará presente nos Municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul nos meses de janeiro e fevereiro.

A instalação sonora de Filipe Faria cinco sopros para uma paisagem surge com o objetivo de criar uma paisagem de sopros, de vozes das cinco regiões do Projeto Cinco - Idanha-a-Nova, Óbidos, Águeda, São Pedro do Sul e Lousã -, das suas comunidades, culturas e memórias coletivas, do passado, do presente e do futuro nas suas diversas formas: a da voz falada, a da voz cantada, a da voz escrita (e depois lida), a da voz sonora e da voz interior. Construir esta obra a partir da dimensão performativa da voz: como fenómeno resultante da criação artística ou como fenómeno de afirmação e influência pessoal ou social. Mostrar as semelhanças e diferenças dos momentos registados em som reproduzível, numa perspetiva contemporânea, entre o registo e a pura criação.

 
s. pedro do sul
Voz
lousã
Voz
águeda
Voz

Como complemento à instalação sonora, foram requalificados dois espaços da zona histórica da cidade, onde ecoam os “Cinco Sopros para uma Paisagem”.

- “Jardim da Venda Nova”: instalação artística na Rua Engº Júlio Portela através da intervenção criativa no espaço público. Pretende-se que esta requalificação permita a transformação de um espaço esquecido para um local de encontro e partilha por parte dos visitantes. A exploração dos costumes e tradições serão através de vários métodos – pintura, jardinagem, instalação - transpostos para este local, convidando a comunidade ao envolvimento no processo de produção.

- “Túnel de Espelhos”: espaço vizinho do jardim da Venda Nova que, ao som dos “Cinco Sopros”, vivenciará uma instalação artística que simultaneamente requalifica uma passagem pedonal e reforça a imagem de Águeda enquanto cidade criativa. Uma passagem que se transforma num túnel de efeitos distorcidos através da colocação de 5 espelhos disformes, associados aos 5 Municípios, promovendo um novo dinamismo na zona histórica da cidade.

contactos
águeda
águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda

234 610 070
geral@cm-agueda.pt
www.cm-agueda.pt

idanha-a-nova
idanha-a-nova
Praça do Município
6060-163 Idanha-a-Nova

277 200 570
geral@cm-idanhanova.pt
www.cm-idanhanova.pt

lousã
lousã
Rua Dr. João Santos
3200-953 Lousã

239 990 370
geral@cm-lousa.pt
www.cm-lousa.pt

óbidos
óbidos
Edifício dos Paços do Concelho
Largo de S. Pedro
2510-086 Óbidos

262 955 500
geral@cm-obidos.pt
www.cm-obidos.pt

são pedro-do-sul
são pedro-do-sul
Largo da Câmara
3660-436 S. Pedro do Sul

232 720 140
geral@cm-spsul.pt
www.cm-spsul.pt


Visita São Pedro do Sul

www.visitsaopedrodosul.pt