Água
iniciativa 2 programação para a animação cultural urbana
5 Municípios 5 Culturas 5 Sentidos.
  • iniciativa
  • águeda
  • idanha-a-nova
  • lousã
  • Óbidos
  • s. pedro do sul
Projeto | 5 Municípios
Água
Janeiro 2019

Água, fonte de toda a vida. De 09 de janeiro a 09 de fevereiro os 5 Municípios unidos pelo mesmo elemento. A substância primordial que em todos habita e que todos transforma.

Em Águeda um percurso de luz acompanha e ilumina o rio, em Idanha-a-Nova a música aquece as noites frias de inverno. Na Lousã o desafio desperta os contos e os cantos de outros tempos. Não faltam os percursos históricos das ruas de Óbidos, nem os reencontros com os recados do passado. Em São Pedro do Sul a água leva o fluxo da vida rural feminina aos dias de hoje.
São várias propostas que trazem à tona o mesmo sentimento de reverência por este bem precioso.

águeda
Água

janeiro a fora

Um projeto artístico especificamente produzido para a ponte centenária do Rio Águeda, criando um ambiente de som e luz nas águas que chegam até nós descidas da Serra do Caramulo, transportando-nos às recordações do passado e aos tempos das lavadeiras no Rio Águeda. Este projeto compõe-se harmoniosamente de 3 instalações que, em sintonia, criam um ambiente único:
 - Instalação “Uma ponte. 5 Arcos. 5 Municípios”: Iluminação multicolorida dos arcos da ponte em representação dos 5 municípios, que se unem através da cor, cujo reflexo nas águas conduz às memórias da ponte centenária.
- Instalação “5 Sentidos: A Memória e a Água”: Uma instalação multimédia, onde os 5 municípios estarão representados, patente para o exterior do Posto de Turismo (junto à ponte) e que complementa o tributo à água.
- Instalação “Medusas”: A peça é um conjunto de componentes de um todo, que representa poeticamente seres imaginários que habitam o Rio Águeda. Os materiais utilizados estão simbolicamente ligados à cidade e ao seu rio: rodas de bicicleta, bacias e cordas relacionadas com as lavadeiras e tubos de metal da indústria que, transformados em carrilhões, reproduzem a atividade musical do concelho, evocando memórias de um passado não tão distante.

idanha-a-nova
Água

Concertos, visitas e percursos temáticos

  19 e 26 de Janeiro | 02 de Fevereiro

Músicas do Caramelo e outras coisas, ao frio da noite...
Cenografia luminosa indicando um percurso de visitação noturno, em pleno inverno, acabando num lanche/ceia convívio com todos os participantes,em lugar quente e confortável, em determinados dias do mês.

  09 de janeiro a 09 de fevereiro

Visitas e percursos temáticos
- Águas que brilham na noite - Percurso nocturno orientado, pelas fontes históricas de Idanha-a-Nova.
- O que vive na água… A partir das ilustrações de Encantal – o mundo natural da Beira Baixa, de Luísa Nunes. CCR e Parque envolvente.
- Exposição de fotografia Mulheres de Corpo e Alma (S. Pedro do Sul) Idanha-a-Nova, zona histórica.
- Dar ao dente - Pequena viagem à volta dos petiscos de aconchego

lousã
Água

ca(o)ntos e reca(o)ntos de água

Conjunto diversificado de atividades em torno da água, ao longo de 5 semanas, que se iniciam a 09 de janeiro e terminam a 09 de fevereir

  09 de janeiro

Apresentação pública do projeto
Biblioteca Municipa

  12 de janeiro

Instalação sonora numa fonte, “Água da Fonte Seca” e percurso “À descoberta das Fontes da Vila (ontem e hoje)” – “Reca(o)ntos da Água” (zona histórica da Vila); lançamento de roteiro turístico

  19 de janeiro

Sábado Cultural (música, literatura e contos de água)
Biblioteca Municipa

  01 de fevereiro

A Água e o Azeite
Atividades no Lagar Mirita Sales

  02 de fevereiro

Brincar e aprender em torno da Água e abertura do Espaço da Água
Oficina de Segurança

  09 de fevereiro

Desafio ao frio – Espetáculo multissensorial “Ca(o)ntos de Água"
Centro Histórico - Largo da Viscondessa do Espinhal

Óbidos
Água

no curso das águas 

O objetivo desta iniciativa será compreender a importância da água nas suas múltiplas dimensões, na forma como o homem a procurou dominar e na forma como a natureza evoluiu determinando mudanças na perceção humana do espaço.
 
Para o efeito será criado um percurso, guiado, que mostrará aos visitantes, durante o mês de janeiro, alguns dos pontos mais singulares do concelho de Óbidos e que se constituem testemunhas deste património. Apontamentos de textos literários provenientes dos 5 municípios darão nota do valor da água como uma fonte de vida.

s. pedro do sul
Água

mãe de água: o fluxo da vida rural feminina 

Uma proposta etnográfica e multimédia em espaço público que irá dinamizar uma parte importante do perímetro mais histórico de São Pedro do Sul, consistindo num rio de histórias que irá percorrer as vidas rurais dos territórios integrados na rede 5 sentidos na forma de um conjunto de “cenas” que integram elementos audiovisuais, objetos e interatividade e que representam várias fases da vida da mulher rural, tendo sempre a própria água como aspecto comum.

contactos
águeda
águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda

234 610 070
geral@cm-agueda.pt
www.cm-agueda.pt

idanha-a-nova
idanha-a-nova
Praça do Município
6060-163 Idanha-a-Nova

277 200 570
geral@cm-idanhanova.pt
www.cm-idanhanova.pt

lousã
lousã
Rua Dr. João Santos
3200-953 Lousã

239 990 370
geral@cm-lousa.pt
www.cm-lousa.pt

óbidos
óbidos
Edifício dos Paços do Concelho
Largo de S. Pedro
2510-086 Óbidos

262 955 500
geral@cm-obidos.pt
www.cm-obidos.pt

são pedro-do-sul
são pedro-do-sul
Largo da Câmara
3660-436 S. Pedro do Sul

232 720 140
geral@cm-spsul.pt
www.cm-spsul.pt


Visita São Pedro do Sul

www.visitsaopedrodosul.pt