Concertos do Advento
iniciativa 3 programa integrado de residências artísticas
5 Municípios 5 Culturas 5 Sentidos.
  • iniciativa
  • lousã
Projeto | 5 Municípios
Concertos do Advento
Dezembro 2018

A Câmara Municipal da Lousã, no âmbito do Projeto 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos, promove, ao longo do Advento, um conjunto de concertos, que têm lugar nas quatro Freguesias do Concelho.

Sob a designação “ Trégua de Natal”, este conjunto de concertos resulta do trabalho realizado, em regime de Residência Artística, pelas Associação Filarmónica Serpinense, Sociedade Filarmónica Lousanense, Orquestra Ligeira da Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras e Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense, de preparação de um reportório para uma apresentação que permite divulgar e valorizar, em todo o Concelho, o trabalho realizado pelas associações em prol da aprendizagem da música e educação de públicos, e que potencia também o trabalho colaborativo e a partilha de experiências dos diferentes grupos e artistas.

Com a residência artística “Trégua de Natal” evoca-se um episódio da 1ª Grande Guerra, em que os soldados, em 24 de dezembro de 1914, saíram das trincheiras e celebraram em conjunto o Natal, fazendo uma trégua de paz. No ano em que se assinalou o centenário do fim deste conflito, este episódio é mote para este trabalho conjunto das diferentes associações, simbolicamente desafiadas a sair das suas trincheiras, e a anunciar, pelo trabalho conjunto, o advento de um tempo que se deseja, globalmente, de cooperação e de paz.

O primeiro concerto tem lugar na Igreja Paroquial de Serpins, às 21:30, dinamizado pela Associação Filarmónica Serpinense, e os restantes têm lugar no dia 7, na Igreja de Foz de Arouce, dinamizado pela Sociedade Filarmónica Lousanense, no dia 14, na Igreja de Santa Luzia, nas Gândaras, dinamizado pela Orquestra Ligeira das Gândaras e o último será no dia 21 de dezembro, na Igreja Matriz da Lousã, dinamizado pelo Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense, com a participação de elementos de todas as orquestras. A coordenação do trabalho está a cargo dos respetivos maestros.

A acompanhar esta residência artística musical, tem lugar, ainda, uma residência artística com o ilustrador Delfim Ruas, com um vasto trabalho sobre a temática da 1ª Grande Guerra, e que foi desafiado a criar uma ilustração sobre a “Trégua de Natal”. O artista plástico, com um trabalho de pesquisa e ilustração notável ao nível da 1ª Grande Guerra, cuja obra integrou as comemorações do centenário do fim da Grande Guerra, foi desafiado a integrar a residência artística, tendo sido integrado e produzindo, no final do ciclo, uma ilustração original sobre o tema Trégua de Natal.

 
Lousã
Concertos do Advento
contactos
águeda
águeda
Praça do Município
3754-500 Águeda

234 610 070
geral@cm-agueda.pt
www.cm-agueda.pt

idanha-a-nova
idanha-a-nova
Praça do Município
6060-163 Idanha-a-Nova

277 200 570
geral@cm-idanhanova.pt
www.cm-idanhanova.pt

lousã
lousã
Rua Dr. João Santos
3200-953 Lousã

239 990 370
geral@cm-lousa.pt
www.cm-lousa.pt

óbidos
óbidos
Edifício dos Paços do Concelho
Largo de S. Pedro
2510-086 Óbidos

262 955 500
geral@cm-obidos.pt
www.cm-obidos.pt

são pedro-do-sul
são pedro-do-sul
Largo da Câmara
3660-436 S. Pedro do Sul

232 720 140
geral@cm-spsul.pt
www.cm-spsul.pt


Visita São Pedro do Sul

www.visitsaopedrodosul.pt